Manual da Fuvest 2019 traz 3 vagas a menos do que anunciado

Na tentativa de facilitar o trabalho dos estudantes na consulta por cursos da USP, cujo processo seletivo é realizado pela FUVEST e, agora, também pelo Sisu, organizei uma tabela que pode ser pesquisada aqui.

Porém, durante essa organização, me deparei com algo bem estranho.

Não encontro três vagas e você pode conferir os números nos links e imagens a seguir:

https://jornal.usp.br/institucional/conselho-universitario-aprova-tabela-de-vagas-para-o-vestibular-2019/

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2018/06/vagas_fuvest_vestibular2019.pdf

Tanto no site do jornal da USP quanto no quadro de vagas do vestibular da FUVEST 2019, constam 8.365 vagas, porém, ao somar linha por linha do manual do candidato, e depois de 6 conferências, minha contagem revelou 8.362 vagas. Os erros ocorrem também na distribuição das vagas por modalidade.

Estou vindo publicamente solicitar esclarecimentos da Fundação Universitária para o Vestibular, a FUVEST, e vou encaminhar um pedido formal de esclarecimentos através do e-mail deles.

Meu intuito de publicar essa informação aqui é de fato, certificar que as pessoas não só fiquem sabendo, mas que confiram a informação, pois, mesmo conferindo 6 vezes, pode até ser que alguma coisa tenha passado. Porém, depois de organizar os dados em uma planilha e pedir a soma automática, o resultado bateu com a contagem manual.

Se alguém tiver interesse em verificar a contagem e chegar a um número diferente, seja do que verifiquei ou seja do deles, seria excelente, pois isso validaria o questionamento e permitiria corrigirmos, o que eu acredito que tenha sido um erro sem intenção de prejudicar ninguém.

Atenciosamente,

Bruno de Oliveira Pinto.

P.S.: segue o e-mail:

“Prezados da Fuvest, meu nome é Bruno de Oliveira Pinto e estou vindo aqui alertar que pode ser que haja informações incorretas veiculadas pelo jornal da USP e/ou documentos gerados por vocês ou no manual do candidato.

Ao todo, vocês anunciam 8.365 vagas e ao contar manualmente e com a utilização de planilhas eu cheguei ao valor de 8.362 vagas. Os erros ocorrem também na distribuição das vagas.

Isso foi descoberto durante a confecção de um sistema de consulta às vagas para os alunos que acessam meu site. A informação foi divulgada no site, no intuito de, caso esse e-mail não surta algum efeito esclarecedor, que vocês possam tomar conhecimento por outros interessados no assunto.

Obrigado pela atenção e aguardo um retorno.

A informação está em http://www.cursinhomed.com.br/manual-da-fuvest-2019/

Atenciosamente,

Bruno de Oliveira Pinto.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *